Dia 1 de Novembro - Dia de Todos-os-Santos

O dia de Todos-os-Santos foi criado para que os fiéis não se esquecessem dos santos. assim, mesmo que durante o ano se tivessem esquecido de celebrar o dia de algum santo, podiam fazê-lo neste dia.

O dia de Todos-os-Santos serve para celebrar todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, quer tenham sido canonizados ou não. Ser canonizado significa que essa pessoa se tornou santa.
Em Portugal era costume, no dia de Todos-os-Santos, as crianças saírem à rua para pedir o “pão por Deus”. Iam de porta em porta, recitando versos. Em troca recebiam pão, bolos, broas, romãs, frutos secos, castanhas ou doces. Em algumas regiões do país, é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. E em algumas povoações este dia é chamado o “dia dos bolinhos”.

Para comemorar este dia deixamos-te a receita dos "Bolinhos dos Santos".

Vais precisar de:

0,5kg de batata doce,
250gr.de farinha,
250gr de açúcar,
1 ou 2 ovos,
1colher de chá de fermento em pó,
uma pitada de erva doce,
1 pitada de sal.

Cozer as batatas e reduzi-las a puré (se cozeres as batatas com umas gotinhas de limão, evitas que elas fiquem escuras). Misturar o açúcar, a farinha, os ovos, o sal, a erva doce e o fermento. Amassar muito bem. Por fim juntar o recheio (passas, nozes, etc...). Moldar os bolinhos, pincelar com ovo batido e levar a cozer no forno.

Deixamos ainda duas quadras que era costume recitar quando se pedia o "pão-por-Deus":

Lá vai o meu coração
Sozinho sem mais niguém
Vai pedir o Pão-por-Deus
A quem quero tanto bem

Pão por Deus
Que Deus me deu
Uma esmolinha
Por alma dos seus


1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei de saber as curiosidades sobre o dia de finados.