Dia 11 de Novembro - Dia de São Martinho

O Magusto, ou o Dia de São Martinho é uma festa popular. As comemorações variam consoante a região. É costume familiares e amigos reunirem-se à volta de uma fogueira e assar castanhas para comer. Também é tradicional beber jeropiga ou água-pé e comer batatas-doces assadas.
Conta a lenda que um dia um soldado romano passou a cavalo por um mendigo quase nu e cheio de frio. Como o soldado não tinha nada para dar ao mendigo, cortou a sua capa ao meio com a espada e deu a outra metade ao mendigo. Estava a chover nesse dia, mas nesse momento parou de chover. Dessa lenda vem a expressão “Verão de São Martinho”, porque nesse dia habitualmente não chove.
Para comemorar este dia deixamos uma sugestão de actividade: construir bonecos com castanhas, como vês nas figuras em baixo.


Bonecas em castanhas

Vais precisar de: castanhas, lã, cola e plasticina

Como fazer: Com uns fios de lã fazem-se duas tranças. Com plasticina fazem-se duas bolas pequenas (os olhos) e colam-se na castanha; faz-se, também com plasticina, o nariz e a boca que se colam no respectivo lugar. Finalmente colam-se as tranças.


Cadeiras em castanhas

Vais precisar de: castanhas, lã e alfinetes de cabeça

Como fazer: Numa castanha grande, espetam-se quatro alfinetes de cabecinha que fazem as pernas e, na parte de cima, espetam--se vários alfinetes, próximos uns dos outros, fazendo o encosto. Este pode ainda levar uns fios de lã entrelaçados nos alfinetes.

Ratinhos em castanhas

Vais precisar de: castanhas, arame, plasticina e cartolina

Como fazer: pega-se na castanha fazem-se dois cortes com o bico da tesoura e introduzem-se neles as orelhas recortadas em cartolina. Com plasticina fazem-se os olhos. O rabito é feito de arame fininho, com uma bolinha de plasticina na extremidade.


Sem comentários: