Dia 1 de Junho - Dia Mundial da Criança


Copia esta imagem, relacionada com a igualdade, para colorir! Podes ter acesso a mais imagens em http://smartkids.terra.com.br/.


Tu, que tens menos de 18 anos de idade, deves saber que existe uma convenção sobre os teus direitos. A Convenção sobre os Direitos da Criança foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas. Foi baseada na Declaração Universal dos Direitos da Criança (20 de Novembro de 1959), que dizia que “a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”.
Também a ONU reconheceu que “em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.”


Aqui fica uma versão abreviada da Declaração. Para mais informações podes ir a:




DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS


1
"A criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade"

2
"A criança tem direito a ser compreendida, deve ter oportunidade de se desenvolver em condições de igualdade de oportunidades, com liberdade e dignidade"

3
"A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade"

4
"A criança tem direito à alimentação, direito de crescer com saúde e a mãe deve ter cuidados médicos antes e depois do parto"

5
"A criança deficiente tem direito à educação e a cuidados especiais"

6
"A criança tem direito ao amor e à compreensão, deve crescer sob a protecção dos pais, com afecto e segurança, para desenvolver a sua personalidade"

7
"A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social"

8
"A criança em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber protecção e socorro"

9
"A criança não deve ser abandonada, espancada ou explorada, não deve trabalhar quando isso atrapalhar a sua educação, saúde e o seu desenvolvimento físico, mental ou moral"

10
"A criança deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com o espírito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver as suas capacidades para o bem dos seus semelhantes"

Dia 19 de Maio - Noite dos Museus

Para os mais crscidos, ficam as propostas do Museu Nacional de Etnologia.

Museu Nacional de Etnologia - A Noite dos Museus

13h - Pic-nic no Jardim de Belém
15h30 - Arruada com Gaiteiros até ao Museu Nacional de Etnologia
16h30 às 19h - Oficina de Danças Tradicionais
17h - Visita Guiada às Galerias da Vida Rural
17h - Visita Guiada às Galerias da Amazónia
18h às 21h30 - Projecção de Filmes do IWF
21h30 - Baile Trad
23h - Visita Guiada às Galerias da Vida Rural
23h - Visita Guiada às Galerias da Amazónia
24h - Ceia (gratuita)
03h - Chocolate Quente de Honra (gratuita)
04h - Apagam-se as Luzes
Venda de produtos do Comércio Justo a partir das 15h

ENTRADA LIVRE

Av.ª Ilha da Madeira, 1400-203 Lisboa
Marcação prévia: até 16 de Maio
Contactos: Serviço Educativo
Tel. 21 304 11 60/9
Fax 21 301 39 94
E-mail mnetnologia@ipmuseus.pt
mnetno.ssilva@ipmuseus.pt

Dia 18 de Maio - Dia Internacional dos Museus


Para celebrar este dia temos uma lista de actividades que podes fazer, sozinho ou com os teus pais, em duas das diversas instituições culturais. Deixamos-te ainda um desafio. Completa o puzzle de palavras que aparece em cima. Basta copiares a imagem e imprimir. Todas as palavras estão nos textos de apresentação da Giroflé (os três primeiros). Se tiveres alguma dificuldade, pede ajuda aos teus pais ou professores! Diverte-te!



Pistas do puzzle de palavras:

1) acto de aprender.
2) coisas que fazemos quando não estamos a trabalhar ou a estudar; tempo-livre.
3) percurso de um Museu; uma das propostas de trabalho da Giroflé.
4) nome de um Ministério Português que se ocupa das actividades de lazer, tais como o cinema, as artes, a música, a dança e os Museus.
5) capacidade que tens de te lembrar das coisas; uma das coisas que os Museus preservam.
6) instituição que preserva, expõe e estuda objectos de valor patrimonial.
7) brincadeira.
8) acto de comunicar; função do comunicador.
9) acto de investigar; função do investigador.
10) acto de conservar; uma das funções dos Museus.


Actividades

Museu de Ciência

11h - Sessão de Planetário: "A Astronomia de 'Os Lusíadas' - Comemorando a
Chegada de Vasco da Gama à India"
11h, 14h, 15h - Visitas guiadas ao Laboratorio Chimico
Ponto de encontro: Átrio dos Museus
15h e 17h - Oficinas de Matemática
Laboratório de Física, junto ao Auditório Manuel Valadares.
16 h - Homenagem a Armando Cyrillo Soares (1883-1950)
Laboratório de Física, junto ao Auditório Manuel Valadares.


Museu Nacional de História Natural

Jardim Botânico
11h e 15h- Visita guiada ao Jardim Botânico
10h30m, 11h30m, 12h30m, 14h30m, 15h30m, 16h30m e 17h30m – Visitas
guiadas a exemplares das colecções históricas dos Herbários de fanerogamia.
10h00m e 14h00m - “Laboratório Aberto”
Onde se mostra como se faz a identificação de plantas e como se constrói uma base de dados
de criptogâmicas, como a que deu origem à “Brotero on line”.

Dep. Mineralogia e Geologia
11h – Visita animada às exposições “Tudo sobre Dinossáurios” e “4 x VIDA na
Terra”
14h 30m – Visita orientada à exposição “Minerais: Identificar, Classificar”
15h 30m – “Oficina de Minerais”
Actividade experimental no âmbito das propriedades físicas dos minerais e da observação de
minerais das rochas através de meios ópticos.
17h – “Laboratório Aberto de Química Mineral”
Experiências simples e rápidas em que são isolados os elementos constituintes de minerais
seleccionados.

Dep. Zoologia e Antropologia
11h00m - Visita aos bastidores do Museu Bocage (reservas e laboratórios)
Ponto de encontro: Átrio dos Museus
Número máximo de participantes por grupo: 10
14h30m - Visita acompanhada à exposição "Colecções de Naturalista"
Na Sala da Baleia, junto a cada grupo animal estará um especialista.

ENTRADA LIVRE

Rua da Escola Politécnica, 58, 1250-105 Lisboa
Telefs. 21 392 18 25 / 21 392 18 83
www.mc.ul.pt
www.mnhn.pt

Dia 15 de Maio - Dia da Família

Os membros da tua família são as pessoas que mais se interessam por ti e tu aprendeste a gostar deles assim que nasceste.
Nesta comunidade que é a família todos têm de colaborar para o bem estar comum. Tu deves obedecer aos teus pais, ajudar nalguns trabalhos em casa, respeitar as regras dos outros, se quiseres que as tuas regras também sejam respeitadas.
Ainda dentro desta comunidade, os pais devem cuidar e educar os seus filhos até eles serem maiores, e isso significa que, se for necessário, os pais podem castigar os filhos.
Quando os pais não querem ou não são capazes de olhar pelos filhos, o Estado entrega-os a instituições próprias ou a pessoas que os queiram acolher.
Quando os pais são velhinhos, é aos filhos que compete tratar deles, e cuidar do seu bem estar.
As famílias são a base da sociedade. Se os seus membros, incluindo tu, puserem em prática sentimentos como a compreensão, o respeito, a tolerância, e o amor uns para com os outros, as pessoas serão mais felizes, as famílias serão mais harmoniosas e as sociedades serão cada vez melhores.
Não te esqueças de dar um beijinho especial à tua família neste dia. Faz um desenho da tua famíla, por exemplo, e dá-lhes esse presente com muito carinho!

Dia 8 de Maio - Dia Internacional da Cruz Vermelha


A Cruz Vermelha (Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho) é um movimento humanitário internacional sem fins lucrativos que tem como missões:

- proteger a vida e a saúde humana,
- assegurar o respeito pelo ser humano
- prevenir e aliviar o sofrimento humano

Actua com o princípio da neutralidade, ou seja, não se envolve nas questões militares ou políticas. Deste modo, é digna da confiança de ambos os lados do conflito, e pode exercer as suas actividades humanitárias livremente. Este movimento rejeita qualquer tipo de discriminação baseada na nacionalidade, raça, crenças religiosas, classe social ou opinião política.
A Cruz na Vermelha consiste num conjunto de organizações distintas e independentes que se integram no Movimento por se regerem por princípios básicos, objectivos, símbolos e orgãos governativos comuns. O símbolo mais comum deste movimento é uma cruz de cor encarnada, que é um tributo ao seu fundador e ao país onde foi fundado. A bandeira da Suíça tem o mesmo desenho mas as cores são inversas!


Para saberes mais sobre a Cruz Vermelha, podes ver em:


1 de Maio - Dia Internacional do Trabalhador

Para o dia do trabalhador, seleccionámos para ti uma pequena história sobre o valor do trabalho e a importância de não se ser preguiçoso.
"Era uma vez um pescador muito, muito preguiçoso. Um dia, enquanto dormia, como de costume, à sombra de uma árvore, na margem do rio onde deveria estar a pescar, teve um sonho.
Sonhou que tinha encontrado um pote de ferro. Meteu a mão lá dentro e encontrou uma moeda de ouro. Curioso, voltou a meter a mão e, qual não foi o seu espanto quando apareceu outra moeda, e uma terceira, e ainda uma quarta.
Aquele pote era encantado!
Entretanto acordou. Intrigado, foi procurar um velhinho conhecido pela sua sabedoria, para que lhe explicasse o significado do sonho. E contou ao velhinho o seu sonho.
- É fácil – respondeu o velhinho – vai ao rio, lança a rede várias vezes e terás a explicação que procuras.
E o pescador apressou-se a seguir o conselho.
Lançou a rede a primeira vez e apanhou muitos peixes; lançou-a novamente e vieram mais; da terceira vez aconteceu o mesmo.
E assim ele trabalhou activamente durante várias horas, conseguindo juntar naquele dia, no seu cesto, mais peixes do que habitualmente conseguiria num mês inteiro. E com a sua venda juntou muito dinheiro.Se formos inteligentes e activos, também encontraremos na nossa vida, um pote encantado, que é o esforço do nosso trabalho."

Propostas de trabalho da Giroflé

  • Actividades lúdico-pedagógicas
  • Elaboração de estudos de públicos
  • Elaboração de Roteiros do Museu
  • Definição de cadernos e folhetos pedagógicos do Museu

Objectivos da Giroflé

  • Valorizar as aprendizagens não formais de conteúdos museológicos aproveitando os conhecimentos escolares adquiridos.
  • Despertar crianças e jovens para uma visão transversal do nosso mundo.
  • Promover o espólio museológico enquanto registo de uma memória colectiva a preservar
  • Apoiar e dinamizar o Museus enquanto espaço de lazer junto da população em geral.
  • Desenvolver as potencialidades de comunicação do espaço museológico.

A Giroflé

A Giroflé surge de uma ideia comum a 3 jovens com áreas de formação diferentes mas com áreas de interesse convergentes.

Entendemos o Museu como:

  • Um espaço privilegiado de conservação do património, onde a preservação da memória colectiva ganha maior importância
  • Uma instituição interessada em promover aprendizagens diversificadas junto do público
  • Uma alternativa de lazer e cultura com qualidade.

Tento em conta a nossa experiência profissional, e como público também, pensamos que em alguns museus portugueses torna-se cada vez mais difícil o estudo e divulgação do espólio, bem como a dinamização de actividades desse mesmo património.

Neste sentido, queremos participar activamente na construção de redes sociais que tenham como suporte os nossos museus. Dai que a organização de actividades lúdico-pedagógicas nestes espaços sejam o nosso principal compromisso com a sociedade. O nosso público-alvo são crianças e adolescentes entre os 7 e os 15 anos.