Dia 13 de Julho - Dia Mundial do Rock

O Rock and Roll (ou Rock’n’Roll) surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos da América, e rapidamente se espalhou por todo o mundo, como um género musical bastante apreciado. Até aos anos 90 foi provavelmente o estilo musical mais ouvido em todo o mundo.


Numa banda de rock, os instrumentos musicais mais comuns são a guitarra eléctrica, a bateria, o baixo e o teclado ou piano. Desde os anos 50 que o Rock tem sofrido várias alterações, e novos instrumentos têm sido utilizados pelas bandas de rock.


Em 1962 surgiu uma banda inglesa, que é umas das mais conhecidas no mundo inteiro: os Rolling Stones.
Em Portugal os nomes mais mediáticos ligados ao Rock são o Rui Veloso (também chamado de “o pai do rock protuguês”) e os Xutos e Pontapés.


A este género musical já foram dedicados centenas de festivais por todo o mundo, muitos deles associados a preocupações ambientais ou humanitárias, uma vez que os músicos colaboram com este tipo de iniciativas usando o seu mediatismo para promover uma causa. um desse festivais é o Rock in Rio, do qual já deves ter ouvido falar, e que se realizará mais uma vez no nosso país em 2008.


Para o dia do rock deixamos-te um jogo de sombras. Faz corresponder a imagem à sua sombra.


Sem comentários: