Dia 24 de Junho - Dia de S. João




Dia 24 de Junho comemora-se mais um santo católico: João Baptista. O dia de São João, protector dos casados e dos enfermos e dos monges, é dos mais festejados na Europa.
João, o Baptista, filho de Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus) e de Zacarias, diz-se que foi anunciado ao seu pai por um mensageiro celeste. Foi criado no Deserto onde teve uma educação religiosa que lhe deu autoridade para baptizar (daí o epíteto de “Baptista”) em nome de Deus. Foi o último profeta do Velho Testamento, cuja missão consistia na preparação do povo judeu para a vinda do Messias, o seu primo Jesus Cristo. Foi ele, aliás, quem o baptizou, nas margens do rio Jordão. Crítico feroz da hipocrisia e da imoralidade, foi degolado a mando do rei Heródes
O dia 24 de Junho, data do seu nascimento, foi designado pela Igreja Católica como o da sua comemoração.
Esta altura do ano já era festejada pelo povo muito antes da vinda de Jesus Cristo. Em Junho, celebrava-se o Solstício de Verão acontecimento em que se saudava a proximidade das colheitas e se faziam sacrifícios em prol da fertilidade e para afastar as doenças e a seca. A Igreja como não conseguiu pôr fim a estas festas pagãs transformou-as em católicas.
São João é festejado com pratos especiais: carneiro ou cabrito no norte, caldeiradas de peixe no litoral, uns bolos chamados “capelas de São João” no Alentejo, bonecos com o formato do Santo no Algarve. Na noite de 23 para 24, não pode faltar, no entanto, o bom caldo verde e as sempre requisitadas sardinhas assadas no pão. As festas e os bailes duram toda a noite. À venda na rua encontram-se as ervas santas e as plantas aromáticas, destacando-se o manjerico (a planta mais simbólica desta festa), o alho-porro, os cravos e a erva-cidreira.

http://www.aldeiadaponte.com/index.php?page=festasreligiosas/joao&titre=Festas_religiosas_em_Aldeia_da_Ponte
http://spg.sapo.pt/Xdb/569732.html
http://spg.sapo.pt/Xdb/569725.html
http://www.portoxxi.com/cultura/ver_folha.php?id=24



Para comemorares o Dia de São João, sugerimos que construas o teu próprio balão. É muito simples. Vais precisar de:


Folhas de papel A4

Papel Crepe

Cola


1) Dobra o papel em tiras (uma por cima da outra), de 2 a 2,5cm, para formar uma aba. Esta aba deve ter cerca de 7 dobras.




2) Forma um cilindro de papel, fixando as extremidades com cola.


3) Depois de colar as extremidades, ficas com um rotor. Podes construir rotores de diversos formatos. Para isso basta dobrar a partir do lado mais largo ou do lado mais estreito do papel, ou aumentar ou diminuir o diâmetro.



4) Dobra pedaços de papel crepe para formares pequenas asas.


5) Fixa as asas do rotor como vês na foto.


E pronto! O teu balão de São João está pronto! Agora diverte-te!

Sem comentários: