Dia 26 de Julho - Dia Internacional dos Avós



Não precisamos de te explicar quem eles são, nem a importância que têm na tua vida familiar.

Neste dia dedicado aos avós, deixamos-te algumas sugestões de actividades para fazeres em conjunto com os teus avós. Lembra-te de os tratar sempre bem, e dá-lhes um miminho especial neste dia dedicado a eles.

Como os avós se lembram sempre de muitas coisas que nós não conhecemos e que não são do nosso tempo, sugerimos alguns Jogos Tracidionais Portugueses. Diverte-te a brincar com os teus avós e observa como eles se lembram de todos estes jogos!

Os jogos tradicionais portugueses têm a sua origem em hábitos e costumes dos nossos antepassados. Eram realizados pelo divertimento e ocupação dos tempos livres da população. Existiram praticamente desde sempre.


Corrida de sacos

Material: um saco de serapilheira ou pano

Descrição: cada elemento veste o saco até à cintura; coloca-se no local de partida e ao apito do árbitro desloca-se rapidamente até à linha final/meta. Ganha quem chegar primeiro.


Bola à lata

Material: 10 latas; 5 bolas de pano; mesa

Descrição: cada jogador, na sua vez tem de derrubar latas dispondo de 5 bolas. Ganha o jogador que derrubar o maior número de latas.


Jogo do Farelo

Material: 2 bacias, uma com água e outra com farelo; 5 (ou mais) rebuçados

Descrição: cada jogador mergulha com a cabeça dentro da bacia com água e depois na bacia com farelo, tentando apanhar o maior número de rebuçados com a boca. Quando tirar a boca da bacia com farelo, acaba a sua prova. Vence quem conseguir apanhar mais rebuçados.


Jogo do Tabuleiro

Material: 1 tabuleiro desenhado no chão com 16 casas; pequenas malhas metálicas; caricas ou moedas

Descrição: os jogadores colocam-se a 4 metros do tabuleiro. Na sua vez lançam uma moeda para o tabuleiro. O lançamento só é válido quando a moeda fica dentro das casinhas do tabuleiro. Vence o jogador que obtiver primeiro 150 pontos.


Estes são apenas alguns exemplos. De certeza que os teus avós se lembram de mais brincadeiras.
Podes ainda imprimir o desenho que te deixamos para colorir. Depois escreve uma carta bonita para os avós e entrega!


Sem comentários: