Dia 1 de Outubro - Dia Mundia da Música



Para comemorar o Dia Mundial da Música, mostramos-te como fazer um "reque-reque" com material reciclado. Mas atenção: pede ajuda a um adulto para não te magoares com as ferramentas.



Os "reque-reque" minhotos são os mais deslumbrantes do nosso país. Muitas vezes representam figuras humanas de braços articulados e são construídos a partir de tábuas, muitas vezes com mais de um metro de altura. Em outras zonas utilizam uma cana muito grossa. Se cada zona tem um reque-reque diferente, porque não, seres tu a inventar o teu próprio. Aqui fica uma simples ideia.

Vais precisar de:
- Um garrafão de água de 5 litros
- uma cana
- canetas de plástico ou marcadores de feltro que já não escrevam
- uma rolha ou a própria tampa da garrafa

Como fazer:
Cortas as pontas das canetas e retiras o filtro onde a tinta fica embebida (usa umas luvas de latex para não sujares as mãos de tinta).
Com a cola de contacto (se não sabes utilizar esta cola, não te esqueças de ler as instruções do fabricante) faz a junção das canetas às reentrâncias do garrafão de água. Se passares a cana dum modo ritmado pelas canetas (não te esqueças de que a cola deve estar bem seca antes de tocares), logo ouvirás o som do teu REQUE-REQUE. No entanto se rachares a cana numa das extremidades o som é mais claro e forte.




Podes aprender a fazer mais instrumentos aqui. Diverte-te com os teus amigos a tocar os novos instrumentos que aprenderam a fazer!

Sem comentários: