Dia 24 de Outubro - Dia Internacional do Desenvolvimento



Já deves ter ouvido falar do Desenvolvimento Sustentável. Esta expressão quer dizer que o desenvolvimento sustentável é aquele em que as necessidades das pessoas são satisfeitas, mas sem prejudicar as necessidades das gerações futuras. Para que um país se desenvolva de uma forma sustentada é preciso ter em atenção a sociedade, o ambiente, a economia e a cultura. Todos estes factores são coisas que contribuem para o desenvolvimento da civilização.
Em relação à sociedade, é necessário compreender as instituições sociais (como a família, por exemplo) e a sua importância na transformação e desenvolvimento de um país.
Quanto ao ambiente, devemos estar conscientes da fragilidade do nosso planeta e das consequências que pode ter o abuso dos humanos sobre a Natureza. As nossas decisões ambientais devem garantir que cuidamos do nosso planeta para que as próximas gerações também possam viver com qualidade na Terra.
O crescimento da economia é uma coisa positiva, mas se tivermos em atenção o impacto do crescimento económico no ambiente e na sociedade, nomeadamente os impactos do consumo.
Finalmente, a Cultura é também um aspecto importante do Desenvolvimento Sustentável: é necessário transmitir valores de respeito pela sociedade, pelo ambiente e pela economia. Deve existir, portanto, uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável.


Sem comentários: