Os alimentos são essenciais na nossa vida. Eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.
Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:
1. Alimentos energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as actividades do dia a dia. São os alimentos que contêm hidratos de carbono e gorduras. Alguns exemplos são: óleo, azeite, pão, massa, açúcar, e mel.
2. Alimentos construtores: são ricos em proteína, ferro e cálcio, e são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam as hormonas, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe.
3. Alimentos reguladores: Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre as suas tarefas estão o facilitar da digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes. Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.
Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água!
Hortícolas -
Fruta -
Lacticínios -
Carnes, pescado e ovos -
Leguminosas -
Gorduras e óleos -
Para este dia da alimentação, nada melhor que uns biscoitos feitos por ti! Vais precisar de:
duas chávenas de farinha
uma chávena de açúcar
duas colheres (de sopa) de manteiga
um ovo
Estende a massa de maneira a ficar muito fininha e corta os biscoitos com forminhas próprias, ou molda-os tu mesmo.
Pede a um adulto que coloque no forno as bolachinhas num tabuleiro untado com manteiga. É muito rápido de fazer: assim que as bolachinhas começarem a alourar estão prontas!
E depois convida os teus amigos para lanchar e impressiona-os com os teus dotes de culinária!
Sem comentários:
Enviar um comentário