Dia 31 de Outubro - Dia da Poupança



A poupança significa guardar o dinheiro que não se gasta.
É importante não gastares todo o dinheiro que te dão, porque um dia podes precisar dele para comprar uma coisa que gostes muito. Se aprenderes a poupar, terás sempre dinheiro disponível para as tuas coisas.
Podes arranjar um mealheiro e juntar todo o dinheiro que não gastas e que te dão. Quando estiver cheio, vais ver que conseguiste guardar muito dinheiro.
Depois podes pedir aos teus pais que abram uma conta para ti no Banco, onde o teu dinheiro vais ficar guardado até o poderes ou quereres gastar.

Mas poupar não se refere apenas ao dinheiro que juntas. Refere-se também ao facto de não gastares inutilmente os recursos. Deixamos-te algumas dicas para poupar:

1) Quando estiveres a lavar os dentes, fecha a torneira. Assim poupas imensa água!
2) Em vez de tomares banho de imersão, toma um duche rápido.
3) Diz aos teus pais para utilizarem lâmpadas de baixo consumo. São mais caras, mas poupam muita electricidade. No fim do mês compensa!
4) Utiliza as folhas de papel dos dois lados. Se imprimiste um documento e ele não ficou bem, guarda essa folha como folha de rascunho.
5) Não deixes as luzes acesas numa divisão vazia. Estão a gastar electricidade desnecessariamente.
6) Não deixes a porta do frigorífico aberta durante muito tempo, porque aumenta o consumo. Tira o que precisas e fecha a porta. Volta a abrir e a colocar o que já não queres.
7) Recicla!
8) Não vás às compras com fome. Vais acabar por comprar coisas desnecessárias.

Está na hora de começar a poupar! Dinheiro e recursos!

Sem comentários: